Barra da Lagoa vive dia perfeito de verão, mas sob ameaça de água-viva

Barra da Lagoa vive dia perfeito de verão, mas sob ameaça de água-viva

Mulheres e homens bonitos, turistas e nativos curtindo uma ensolarada manhã com caminhadas e passeios de barco. Isso era o que mais se via na Barra da Lagoa, praia localizada no leste da Ilha de Santa Catarina, na manhã de hoje (7/2). Embora calmo, com temperatura agradável e jeito de piscina, o mar foi evitado por boa parte dos frequentadores e por uma boa razão. O balneário estava sinalizado com bandeira lilás, um alerta sobre a presença de águas-vivas e caravelas por ali.

Era só observar o guarda-vidas para ter certeza de que a coisa era séria. Afinal, ele segurava uma garrafa de vinagre branco, substância capaz de aliviar o sofrimento de quem é atacado por esses seres marinhos.

Incapazes de manter as crianças somente embaixo do guarda-sol, uns poucos pais permitiram que elas permanecessem brincando na areia molhada, mas exigindo que usassem camisetas de mangas compridas para se proteger. Mais destemidos, os surfistas se arriscaram atrás de ondas ideais naquele que é um pequeno paraíso situado entre a Lagoa da Conceição e o Oceano Atlântico.

Texto Imara Stallbaum

 

Fotos: Carlos Pereira