Luzerna é exemplo em educação profissional

Luzerna é exemplo em educação profissional

Os investimentos em políticas públicas dentro das escolas da rede municipal de ensino tornam Luzerna, cidade do Meio-Oeste catarinense, uma referência quando o assunto é educação profissional. Há 10 anos são realizados trabalhos junto aos alunos matriculados no ensino fundamental, durante o contraturno, para que experimentem novas áreas de conhecimento relacionadas a diversos meios profissionais.

O case de Luzerna foi apresentado pelo prefeito Moisés Diersmann durante a reunião de diretorias da Fiesc e Ciesc (Centro das Indústrias de Santa Catarina), realizada nesta sexta, 23. “Este não é apenas um projeto, é uma definição para todo cidadão da nossa cidade. Os adolescentes de 12 e 13 anos têm a oportunidade de conhecer e vivenciar experiências em áreas tradicionais como mecânica, elétrica, manutenção de computadores, até as mais atuais, robótica e programação de dispositivos móveis”, explica.

A iniciativa faz parte de uma parceria da prefeitura com o Senai, que entregam uma certificação aos estudantes após a conclusão dos módulos cursados nos sétimo e oitavo anos. Ao chegar no nono ano o aluno tem a chance de escolher a área relacionada aos  seus interesses.

“Nosso objetivo é fortalecer os negócios existentes e também proporcionar o desenvolvimento de novos mercados. Para que estes jovens tenham a chance de comercializar seus produtos, desenvolvidos dentro dos cursos, disponibilizamos todo o apoio da incubadora de base tecnológica existente em Luzerna, permitindo, por exemplo, a implantação de um novo modelo de negócio”, elucida.

Com as mudanças cada vez mais ágeis do mercado, principalmente por conta das novas tecnologias, muitas das profissões do futuro ainda são desconhecidas ou não estão em pauta. A gestão de Luzerna atua com base em dois pilares: o fortalecimento da indústria já existente no município, que sustenta a economia local, e na formação de novas áreas e mercados.

A política local está alinhada ao novo ensino médio, adotado pelo Governo Federal, que atua na profissionalização dos alunos.

Texto: Mariana Eli – Reg. MTB 5752/SC

Fotos: Antonio Carlos Mafalda

Related Images: