Santa Catarina ganha Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar

Santa Catarina ganha Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar

O governador Raimundo Colombo era um dos mais emocionados na manhã de hoje (22/8), na sede do Sebrae, no Parque Tecnológico Alfa, durante a cerimônia de lançamento do NITA (Núcleo de Inovação Tecnológica para a Agricultura Familiar). A iniciativa une BIRD (Banco Mundial), governo do Estado, empresas de tecnologia e universidades com o objetivo de levar tecnologia de ponta, e barata, aos pequenos produtores rurais beneficiados pelo SC Rural, tornando-os ainda mais competitivos. O programa é resultado de uma parceria de três décadas existente entre Santa Catarina e o Banco Mundial.

A escolha pelo Estado para sediar uma iniciativa como o NITA de forma inédita na América Latina, foi uma decisão do BIRD. “Santa Catarina é um exemplo para o Brasil’, elogiou o holandês Paul Procee, coordenador setorial para Desenvolvimento Sustentável da instituição. Segundo ele, o BIRD não é apenas um parceiro da criação do núcleo, mas um apoiador daquilo que ele definiu de “uma plataforma de diálogo” entre as demandas da cadeiras produtivas do universo rural e soluções tecnológicas locais.

Responsável no banco pelo SC Rural, a economista rural Bárbara Farinelli, lembrou que as soluções tecnológicas que poderão ser incentivadas pelo NITA poderão surpreender pela simplicidade. E citou como uma inovação tecnológica de grande importância um prosaico suporte de metal no qual os produtores de banana catarinenses acomodam sacos plásticos para proteger os cachos de intempéries e dos animais.

E a emoção de Raimundo Colombo, citada no primeiro parágrafo? Está relacionada a uma conversa que ele teve com Bárbara Farinelli há cerca de dois anos. Diante do desconhecimento sobre a autoria do suporte das bananas o governador sentenciou: “Está faltando um link” entre a necessidade e a solução dos problemas do campo. Felizmente, o NITA nasce para ser este link.

Imara Stallbaum  MTb/RS 3804 JP

Fotos: Antonio Carlos Mafalda

Related Images: