Epagri promove primeiro teste de aceitabilidade para prato à base de macroalga
A cadeia produtiva da macroalga Kappaphycus alvarezii em Santa Catarina deu um importante passo esta semana. Na última quarta-feira (02/5) foi promovido pela Epagri, em Florianópolis, o primeiro teste de aceitabilidade sensorial para um prato à base da alga. Participaram maricultores que possuem restaurantes, algicultores (produtores de algas), chefs de cozinha e nutricionistas da rede municipal de ensino.
O grupo formado por 22 profissionais provou um molho tipo bechamel, que além dos ingredientes tradicionais (leite, manteiga, sal, noz moscada e pimenta moída), levou na composição um gel à base da Kappaphycus alvarezii. Os resultados estão sendo computados e devem estar prontos para divulgação no início de junho.
“O objetivo da ação foi divulgar junto ao público-alvo, o potencial da alga na alimentação para promoção da saúde e também fomentar seu uso gastronômico, possibilitando a inclusão nos cardápios de restaurantes e escolas”, explica a extensionista social e nutricionista Cristina Ramos Callegari, do escritório municipal da Epagri de Florianópolis, organizadora do evento.
O teste seguiu protocolos científicos, pois está relacionado ao trabalho de conclusão de curso da Especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Campus Florianópolis/Continente.
O trabalho estará disponível para consulta pública após sua finalização no Repositório Institucional do IFSC (consultar em: https://repositorio.ifsc.edu.br/).
Texto: Viviane Araújo
Fotos: Antonio Carlos Mafalda
Deixe um comentário