Dia da Doação de Órgãos é comemorado dia 27 com boa notícia para SC

Dia da Doação de Órgãos é comemorado dia 27 com boa notícia para SC

Categoria: Materia

Nos últimos dois meses, com a retomada dos cursos e treinamentos presenciais dos profissionais de saúde que atuam no processo de doação e de reuniões com vários hospitais integrantes do Sistema Estadual de Transplantes, Santa Catarina voltou a atingir patamares de atividade de doação e transplantes de órgãos mais próximos ao período pré-pandemia.
Em agosto foram registrados 26 doadores de órgãos e em setembro, faltando uma semana para finalizar o mês já temos 28 doadores de órgãos, que resultaram em 48 rins disponibilizados para transplantes somente este mês, entre outros enxertos como fígado e pâncreas. Em se mantendo a tendência de retorno dos resultados é possível que o estado esteja de volta aos melhores resultados nacionais em doadores por milhão de habitantes.
De acordo com dados da Secretaria estadual de Saúde, ao longo dos últimos 16 anos, ou seja, desde 2005, Santa Catarina liderou o ranking nacional de doadores na condição der líder (por 12 anos) e de vice-líder. O atual momento, de reconquista da performance anterior, orgulha os especialistas da área. “E isso só foi possível pelo compromisso e desempenho dos coordenadores de transplante de Santa Catarina e pela generosidade das famílias doadoras, verdadeiros protagonistas destes atos generosos que salvam muitas vidas”, festeja o médico Joel de Andrade, coordenador Estadual de Transplantes de Santa Catarina.

E essa é uma excelente novidade a ser comemorada nesta segunda-feira, 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos.

Dia da Doação de Órgãos é comemorado dia 27 com boa notícia para SC 1

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?