Duplicação da capacidade transforma Aurora no maior frigorífico do país

Duplicação da capacidade transforma Aurora no maior frigorífico do país

Compartilhe:

 Entre suas múltiplas qualidades, Chapecó sedia, desde a tarde desta terça-feira (15/10), o maior frigorífico de suínos do Brasil. É o Frigorífico Aurora Chapecó 1 (FACH 1), que a partir de julho de 2018 passou por obras de ampliação orçadas em R$ 268 milhões. A inauguração do novo leiaoute da fábrica transformou-se no ápice no dia do aniversário de 50 anos da Aurora. E contou com convidados especiais, como a ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina, a vice-governadora de Santa Catarina Daniela Cristina Reinehr, o prefeito de Chapecó, o advogado Luciano José Buligon, mais um cinturão de políticos e autoridades na área do agronegócio.
Como resultado do investimento, o percentual de aumento do abate diário e mensal é de 101,3%. O abate diário de suínos passa de 5.230 para 10.527 e o mensal, de 109.830 para 221.072 animais. O número de trabalhadores diretos da unidade salta de 3 mil para 5.480 empregados diretos.
Entre centenas de convidados quatro, em particular, se destacaram por estarem usando vestimentas de trabalho, em contraste com o ambiente de roupas formais. Salete Stezepnik, 55 anos, Fedline Luma, 32, Olímpio Ferreira de Rezende, 60, e Soelin Solducha, 40. Estavam no evento como representantes dos funcionários da planta industrial. O turno de Salete, que trabalha no restaurante da fábrica, começou às 3 horas da madrugada e terminou às 12h30m. E ela, pacientemente esperou a cerimônia iniciar às 15h45min.
A haitiana Fedline também aparentava tranquilidade, orgulhosa de estar ali em nome dos 1.280 conterrâneos que trabalham na FACH 1. Durante a espera, Olímpio recordou que começou na empresa em 1976, quando o local ainda era uma fazenda. Já a Soelin, contratada há dois meses apenas, coube a função de representar os novos empregados na nova fase do frigorífico.

 Fotos: Antonio Carlos Mafalda

Compartilhe:

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *