Indicações Geográficas catarinense

A Indicação Geográfica tem sido utilizada como ferramenta de desenvolvimento territorial. Ela também permite que a história, a cultura e a tradição desses territórios sejam valorizadas, o que leva a uma agregação de valor aos produtos da região.
Num estado como Santa Catarina onde predominam os minifúndios, torna-se necessário adotar estratégias diferenciadas na condução das ações voltadas ao meio rural. Dessa forma, através da IG os pequenos produtores têm a oportunidade de buscar novos mercados, pelas especificidades dos produtos por eles produzidos, mantendo a qualidade intrínseca do seu local.
Estimulando o espírito associativista da cadeia produtiva à qual determinado produto está relacionado, a IG agrega renda para os produtores, ajudando a combater o êxodo rural e até mesmo atraindo mão-de-obra e novos negócios de fora. Serve para divulgar o (s) município (s) e a região, elevando a receita das prefeituras, bem como melhorando a infraestrutura local tão importante para atrair turistas.

Indicações Geográficas catarinense 1