Reuniões aceleram construção de dossiês das novas IGs de SC

Reuniões aceleram construção de dossiês das novas IGs de SC

Compartilhe:

A primeira semana de março registrou quatro reuniões relacionadas aos processos – ou dossiês – de IG (Indicação Geográfica), coordenados pelo Sebrae-SC, para apresentação ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) do Ministério da Economia. É o instituto quem fornece o selo cujo significado para uma cidade ou região pode ser comparado ao da marca registrada para um produto. A IG organiza a cadeia produtiva melhorando a vida das populações envolvidas e transformando o turismo em peça fundamental do desenvolvimento local.

OSTRA DE FLORIANÓPOLIS
Em 2 de março à noite, no Sebrae-Florianópolis, na avenida Rio Branco, zona central da capital catarinense, o grupo da IG Ostra de Florianópolis realizou sua oitava reunião com a presença de produtores, Sebrae, UFSC e Epagri. Na ocasião, em meio a várias deliberações, houve a apresentação de um estudo a respeito da identidade visual que deverá ser adotada pelas ostras giga produzidas em Florianópolis, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça e São José.

CACHAÇA DE LUIZ ALVES
Na sequência, na tarde de 5 de março, no Vale do Itajaí, na prefeitura local, ocorreu o segundo encontro do grupo da IG da Cachaça de Luiz Alves. O evento reuniu os proprietários das 10 cachaçarias responsáveis pela produção de até 1 milhão de litros da bebida por ano. Também participaram o prefeito local Marcos Pedro Veber (PSDB), além de um representante da Epagri e de funcionários da administração municipal.

BANANA DE LUIZ ALVES
Na noite de 5 de março, a ABLA (Associação dos Bananicultores de Luiz Alves) serviu de cenário para o segundo encontro da IG da Banana de Luiz Alves. Estiveram presentes além dos empresários, Sebrae, Prefeitura e Epagri. São 6 milhões de pés de banana cultivados em 4 mil hectares, 400 produtores e quase 2 mil empregos diretos, o que equivale a aproximadamente 20% da população local.

LINGUIÇA BLUMENAU
A terceira reunião do grupo da IG da Linguiça Blumenau, realizada no dia 6 de março em Blumenau, teve seus participantes divididos entre responsáveis técnicos – veterinários – e proprietários dos nove frigoríficos localizados em cinco municípios do Médio Vale do Itajaí. A exemplo do que ocorreu com os demais, o encontro foi coordenado por Rogério Ern, consultor do Sebrae.

Compartilhe:

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *