Agrônomo catarinense lança mais um livro hoje (14-5) aos 101 anos

Glauco Olinger

Agrônomo catarinense lança mais um livro hoje (14-5) aos 101 anos

Compartilhe:

– O senhor está bem?”, pergunta a engenheira agrônoma e ex-presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, ao dono da casa, ou melhor, do apartamento, o engenheiro agrônomo Glauco Oliger. Edilene faz companhia à equipe da Mafalda Press cuja tarefa é entrevistar o “patrono da extensão rural catarinense” a respeito do papel desempenhado pelo extensionismo rural na conquista das oito Indicações Geográficas já obtidas pelo estado.
– Olha, pra minha idade não posso me queixar, senão ofendo a Deus. Porque não tenho dores insuportáveis. As dores que tenho são as normais de um velho – dispara o agrônomo, com um sorrisinho maroto e jeito de quem está bastante confortável com a longevidade.
Do alto de seus 101 anos de idade – o próximo aniversário será em 17 de setembro – ele está numa fase da vida em que não economiza palavras e muito menos histórias sobre o que conhece de cor e salteado: o meio rural brasileiro e catarinense. Em 1956, por exemplo, fundou a Acaresc (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina), atual Epagri, introduzindo o emblemático sistema de extensão rural catarinense. Além disso, foi secretário da Agricultura e Educação estadual e autor do Profid, projeto do governo federal da época que transformou Santa Catarina no maior produtor nacional de maçã Fuji.
A proximidade do lançamento do seu mais recente livro, o “De tudo um pouco, sem retórica”, nesta terça-feira (14-5), no Clube Veleiros do Sul, em Florianópolis, ocupou boa parte do encontro da terça-feira, 23-4. Os cinco capítulos da obra publicada  pela Epagri tratam desde política e administração pública a ecologia nas regiões brasileiras e seus desafios. Isso sem falar em crônicas e até poemas que Glauco Olinger fez para o grande amor de sua vida, Maria Auxiliadora da Costa, falecida há cinco anos.

Serviço
O que: lançamento do livro “De tudo um pouco, sem retórica”, de Glauco Olinger
Quando: terça-feira, 14 de maio, às 18h
Onde: clube Veleiros da Ilha – Rua Silva Jardim, 838, bairro José Mendes, Florianópolis

Texto: Imara Stallbaum

Compartilhe:

Compartilhe esta postagem

Comentário (1)

  • Luiz Fernando Scheibe Resposta

    Parabéns, Imara e Mafalda! Bela reportagem sobre um personagem icônico da agronomia catarinense – também co-fundador do curso de agronomia na UFSC, do qual foi primeiro diretor. Preocupado com os conteúdos, aparecia nas aulas dos demais professores e ficava observando. Entrou um belo dia em minha sala e ficou assistindo uma aula de mineralogia, sobre “o Grupo dos Feldspatos”. Ficou bem impressionado, já que ressaltei a importância desses minerais para a presença do cálcio, do potássio e do sódio nos solos provenientes da sua alteração pelo intemperismo…

    maio 14, 2024 em 3:25 pm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *