O melhor mel do mundo
O melhor mel do mundo é catarinense. É o mel de melato de bracatinga, que recebeu esse título no 45º Congresso Internacional da Apicultura, realizado em Istambul, na Turquia, em 2017.
Trata-se de um tipo diferente de mel, que não é produzido pelas abelhas a partir do pólen das flores, mas sim a partir de um resíduo alimentar da cochonilha, um inseto que ataca o caule da bracatinga, onde se aloja.
O mel de melato da bracatinga é mais escuro, tem menos açúcares e mais minerais que o similar produzido a partir do pólen. Estudos científicos também apontam propriedades medicinais no produto. Em Santa Catarina, 95% da produção é exportada. A Alemanha é o principal país comprador.
O fato de não existir outro produto igual no mundo levou Santa Catarina a oficializar a solicitação de obtenção da IG do mel de melato de bracatinga. “Só isso justifica o pedido de uma Indicação Geográfica, embasada na notoriedade e tipicidade de um produto vinculado a um território”, diz o geógrafo da Everton Vieira, da Epagri.
Apesar de se tratar de uma espécie nativa do Brasil, a bracatinga é uma árvore pouco conhecida, e seus usos são pouco difundidos.
A partir de agora estaremos regularmente publicando informações sobre Mel de Bracatinga!
Texto: Imara Stallbaum, com base em informações da Epagri
Fotos: Antonio Carlos Mafalda
Deixe um comentário