Cultivo de Panc tem oficina on-line na Epagri
A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata sp) é uma hortaliça conhecida como carne vegetal pois possui alto teor de proteínas, além de fibras, vitaminas A, B e C e minerais como cálcio, ferro, magnésio e fósforo. O uso na alimentação ajuda a melhorar a imunidade e o funcionamento do intestino. Em Florianópolis ela pode ser encontrada em hortifrutis que comercializam hortaliças orgânicas.
As folhas jovens podem ser consumidas de diversas formas: em saladas cruas, refogadas, cozidas, em sopas, tortas, omelete, pizza, polenta e até mesmo no arroz com feijão. No preparo de pães e outras massas, as folhas devem ser trituradas as com a água da receita no liquidificador. As folhas podem substituir a clara de ovo em receitas, triturando cerca 10 folhas com ½ xícara de água potável.
A boa notícia é que o interesse pelas Panc está aumentando cada vez mais e a presença delas na mesa do brasileiro veio para ficar. O consumo é amparado por uma série de pesquisas científicas que indicam não só a segurança do uso, mas também suas propriedades nutricionais e de compostos bioativos presentes. Mas antes de levá-las para a cozinha, é preciso saber identificá-las, conhecer as partes comestíveis e a forma de preparo indicada para o consumo
A Epagri trabalha em todo o Estado para orientar sobre a identificação, o cultivo e o consumo das Panc. O objetivo é promover a saúde e a segurança alimentar de famílias rurais e pesqueiras, além de mostrar a possibilidade de cultivar essas espécies e diversificar a renda. Cursos têm sido ministrados em diferentes municípios para capacitar as famílias a identificar essas plantas e como prepará-las.
É sobre as PANC que a Epagri realiza um curso on-line e gratuito no dia 22 de julho, às 14h. A capacitação é aberta a agricultores, pescadores, maricultores, técnicos e interessados no tema.
Os participantes irão aprender sobre conceito de PANC, identificação, cultivo e uso de três tipos de PANC, o potencial dessas plantas para promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional, além de noções de ergonomia na horta e na cozinha. “Falaremos sobre plantas e partes de plantas não convencionais disponíveis em Santa Catarina e outros locais nesta época do ano”, explica uma das palestrantes, Cristina Ramos Callegari, extensionista social e nutricionista da Epagri. Os outros palestrantes serão Altamiro Morais Matos Filho, extensionista rural e engenheiro-agrônomo, e Cassandra Pulceno, extensionista social e fisioterapeuta, ambos da Epagri.
Como participar da oficina
A oficina será transmitida neste link: http://youtu.be/fvFYycAjZLs. Para obter certificado, é preciso se inscrever enviando mensagem para o e-mail (martacorreia@epagri.sc.gov.br) ou para o celular (48) 99912 3633 e registrar presença no formulário que será disponibilizado durante o curso.
Mais informações: cristinaramos@epagri.sc.gov.br, martacorreia@epagri.sc.gov.br ou (48) 99912 3633.
Deixe um comentário