Florada das ameixeiras vira espetáculo na Serra

Florada das ameixeiras vira espetáculo na Serra

Compartilhe:

Belo, carregado de simbologia e fugaz. Assim é o espetáculo da floração das ameixeiras em vários municípios da Serra de Santa Catarina. Na localidade de Consolação, em Rio Rufino, o produtor Valmir Darroite Ramos está bastante satisfeito com a performance dos 25 mil pés da fruta que cultiva ali e em outra propriedade localizada em Urubici.
Na tarde do sábado 28/8 ele percorria o pomar na companhia de um casal de amigos recomendando que aproveitassem bem o esplendor da florada porque dali a 20 dias, ou seja, no início da segunda quinzena de setembro não restaria nenhuma pétala sequer nos arbustos. O desaparecimento das flores marca o início do processo de frutificação que culmina na primeira semana de janeiro com o início da colheita.
Na ocasião, mais uma vez Valmir, que se dedica às ameixeiras há 18 anos, se vangloriará de um fato extremamente importante no mundo da agricultura:
– Minha produtividade varia entre 40 e 50 toneladas por hectare, bem acima da produtividade trabalhada pela Epagri, que é de 17 toneladas por hectare – festeja.
As ameixas do produtor rural de Rio Rufino e de Urubici são vendidas em Santa Catarina, Paraná, Goiás, São Paulo,  Espírito Santo, Minas Gerais (Belo Horizonte) e Bahia.
Texto: Imara Stallbaum

Fotos: Antonio Carlos Mafalda

Compartilhe:

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *