Sessão especial destaca os 30 anos da Epagri

Sessão especial destaca os 30 anos da Epagri

Compartilhe:

As três décadas de fundação da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) foram tema de sessão especial da Assembleia Legislativa. A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira (18), no plenário Osni Regis. A iniciativa de sugerir a homenagem foi do deputado e presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Alesc, José Milton Scheffer (PP), e do deputado Coronel Mocellin (PSL).

O ato foi um reconhecimento aos serviços prestados pela Epagri à pesquisa agropecuária, à extensão rural e à agricultura catarinense. Além da atual diretoria da empresa, outras 10 personalidades com forte ligação com a história da Epagri foram homenageadas.

A solenidade foi presidida pelo deputado Zé Milton, que é servidor de carreira da Epagri. “A Epagri uniu a pesquisa e extensão e levou o conhecimento à família rural. A marca de sucesso da nossa agricultura é fruto da Epagri e do trabalho dos nossos agricultores”, declarou.

A sessão contou com a presença de integrantes da diretoria da Epagri, representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, companhias, cooperativas e entidades ligadas ao agronegócio e pesquisa agrária.

Edilene Steinwandter, que foi homenageada em nome da Epagri, foi recentemente citada em uma lista de 100 mulheres poderosas do agro brasileiro elaborada pela revista Forbes. A sessão especial da Alesc antecedeu a data oficial de aniversário da empresa, que é o dia 21 de novembro.

Estrutura da Epagri
Atualmente está presente em todos os municípios de Santa Catarina, que podem contar com o serviço de pelo menos um extensionista rural. Dispõe de 13 unidades de pesquisa estrategicamente espalhadas pelo Estado a fim de desenvolver tecnologias aplicadas às necessidades dos agricultores de cada região. A estrutura da empresa conta ainda com 13 Centros de Treinamento, também espalhados pelo território catarinense com o objetivo de capacitar agricultores, técnicos e outros profissionais.

Para manter tamanha estrutura em funcionamento, a Epagri tem uma equipe de 1.686 colaboradores, 40,4% alocados na extensão, 24,4% atuando na pesquisa, 26,6% dedicados ao apoio às duas áreas e os 7,6% restantes desempenhando funções de gestão.

Sucesso no agronegócio
O sucesso de Santa Catarina no agronegócio é um dos reflexos do bom trabalho desenvolvido pela Epagri ao longo de seus 30 anos de história. Em 2020, em plena crise sanitária e econômica, o Estado alcançou o maior Valor de Produção Agropecuária (VPA) da história: R$ 40,9 bilhões. No ano passado, a agropecuária também bateu recorde de participação no valor de exportações do Estado: 70,2%.

Santa Catarina é hoje o maior exportador de suínos e o segundo maior de frangos do país. Também é o maior produtor de cebola, ostra, maçã e carne suína do país; o segundo maior produtor de arroz, carne de frango, palmito, pitaia e pera; terceiro de alho, erva-mate, maracujá e pêssego e quarto de uvas. Tudo isso numa área que ocupa apenas 1,13% do território nacional.

O parlamento prestou homenagem a parceiros e colaboradores da Epagri pela participação nestes 30 anos de trajetória da empresa, que fomenta com pesquisa e extensão o desenvolvimento da agricultura familiar.

Homenageados
Edilene Steinwandter, atual presidente da Epagri
José Oscar Kurtz, primeiro presidente da Empasc, empresa que deu origem à Epagri
Glauco Olinger, fundador da Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina
Harry Dorow, representante das cooperativas parceiras do trabalho Epagri
Dionísio Bressan Lemos, ex-presidente da Epagri
Jair e Roseli Hoffmann, representantes de todas as famílias de agricultores
Anderson Daros, representante dos jovens agricultores de SC
José Alberton Noldin, representante dos pesquisadores da Epagri
Rose Mary Gerber, representante das extensionistas da área social da Epagri
Nelson Takenobu Hayashi, Representante dos extensionistas rurais da Epagri
José Alcione Schwinden Broering, representante dos funcionários da Epagri na área administrativa
Joaquim Vital Ferreira, representante da antiga Empasc

Texto: Alesc

Fotos: Jana Mafalda e Jerônimo do Carmo

Compartilhe:

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *