Cooperativismo cresce em meio à sustentabilidade

Cooperativismo cresce em meio à sustentabilidade

Compartilhe:

“Onde tem sustentabilidade sempre há uma cooperativa por perto. Ainda mais quando governo estadual e o municipal estão integrados”. A afirmação foi feita nessa quinta-feira, (3/2) por Vanir Zanatta, presidente da Cooperativa Agroindustrial Cooperja, de Jacinto Machado, na cerimônia de encerramento do 18º Dia Agroacelerador ou simplesmente “Dia de Campo da Cooperja”. Dezessete anos depois de ter sido lançada, em 2005, a iniciativa transformou-se no maior acontecimento de agronegócio do sul catarinense.

Situada a poucos quilômetros do centro de Jacinto Machado, a área onde o evento foi realizado, possui 14 hectares, equivalente a 14 campos de futebol, e fica na localidade de Picadão. Atraiu em torno de 4 mil pessoas nos dois dias de atividades. Entre elas muitos dos 2 mil associados da cooperativa, além de autoridades municipais e estaduais, lideranças cooperativistas, bem como moradores de Jacinto Machado e de municípios vizinhos.

De lavouras experimentais de milho a pomares de cultivares de frutas em teste desenvolvidos pela Epagri, passando por cerca de 80 estantes de vários tamanhos ocupados por empresas de agropecuárias, tecnologia, cooperativas de crédito e utilidades para o lar, até representações de universidades, grupos privados de medicina e máquinas agrícolas, tinha muita novidade para se ver.

Era tanta coisa para ser vista num espaço tão amplo que o deputado José Milton Scheffer, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, presente à cerimônia, chegou a reconhecer. “Eu até que tentei, mas foi impossível”, confessou, sorrindo, antes de definir o Dia Agroacelerador como “o grande palco tecnológico do sul catarinense”.

A presidente da Epagri, engenheira agrônoma Edilene Steinwandter, foi cumprimentar a Cooperja pelo sucesso do Dia de Campo. E acabou recebendo elogiosas manifestações a respeito dos frutos que a parceria da empresa com a Cooperja vem produzindo, principalmente em pesquisa agropecuária. Na ocasião, Edilene também entregou as chaves dos novos automóveis destinados aos escritórios da Epagri na região sul.
Texto: Imara Stallbaum

Compartilhe:

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *