Fuji se transformou no produto mais famoso da Serra

Fuji se transformou no produto mais famoso da Serra

Compartilhe:

A maçã Fuji, que agora traz ao Estado a sexta Indicação Geográfica de Santa Catarina, foi introduzida em São Joaquim na década de 1970, a partir de uma política pública de estímulo à produção de frutas de clima temperado. Cultivada nas colônias japonesas implantadas no município à época, adaptou-se ao clima e ao solo locais, o que resultou em características únicas e diferenciadas.

Segundo Mariuccia Schlichting De Marti, pesquisadora da Epagri, os conhecedores da fruta acreditam que a Fuji da Serra Catarinense apresente um sabor melhor até mesmo do que a original japonesa. Assim, a melhor Fuji do mundo acabou transformada no produto mais famoso da região Serrana, fazendo de São Joaquim, a Capital Brasileira da Maçã.

Sabor adocicado e crocante caracteriza a Fuji de SC

Mariuccia integra o time de pesquisadores da Epagri que durante anos investigou as particularidades da fruta, reunindo informações fundamentais para que o INPI deferisse a solicitação da Denominação de Origem da Maçã Fuji da Região de São Joaquim. De lá para cá, a fruta tornou-se um produto de vital importância para a economia de todos os cinco municípios da área onde é cultivada.

Diego Nesi, presidente da AMAP, ao lado de Junior Kunz, presidente da Cidasc

É bem verdade, como diz o presidente da Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (AMAP), Diego Nesi, que a IG é a resposta a tudo que foi “plantado” ao longo das últimas cinco décadas. E agora, “por meio do selo, a maçã Fuji tem mais potencial de agregar valor econômico e conquistar novos mercados”, comemorou.

O reconhecimento, em sua opinião, é resultado de uma parceria de três anos entre o Sebrae/SC, a AMAP, Epagri, UFSC, Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Secretaria estadual da Agricultura, e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O sucesso dessas parcerias vem produzindo avanços fantásticos, especialmente na tecnologia dos pomares, como lembrou o engenheiro agrônomo Marlon Francisco Couto, gerente regional da Epagri de São Joaquim, tempos atrás. “Desde que maçã Fuji foi trazida pelos japoneses, muita coisa evoluiu na tecnologia dos pomares, como o espaçamento. É como se comparássemos o 14 Bis de Santos Dumont com um desses aviões mais modernos”.

Texto: Imara Stallbaum

Gráfico das Indicações Geográficas de SC

Além da Maçã Fuji da Região de São Joaquim, outorgada pelo INPI em agosto de 2021, Santa Catarina conta com outras cinco Indicações Geográficas. Saiba quais são e quando foram obtidas:

*Vinho dos Vales da Uva Goethe                                                          fev. 2012

*Banana da Região de Corupá                                                               ago. 2018

*Campos de Cima da Serra para Queijo Serrano                               mar. 2020

*Vinhos de Altitude de Santa Catarina                                                 jun . 2021

*Mel de Melato da Bracatinga                                                                jul. 2021

O espaçamento dos pomares de maçã mudou
Maçã catarinense é exportada para a Rússia
Compartilhe:

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *