Startup, em Florianópolis, ousa em objetivos e em público
Um acontecimento gigantesco tanto no que se refere aos objetivos – incentivar a inovação no empreendedorismo – quanto aos números que envolve. Assim pode ser definido, sem exagero algum, o 6º Startup Summit 2023, que começou hoje (23-8), estendo-se até sexta-feira, 25, no CentroSul, em Florianópolis. Nada menos do que oito palcos estão recebendo duas centenas de palestrantes, entre eles estrangeiros. De acordo com os organizadores do evento, o número de participantes online deverá atingir 25 mil pessoas nos três dias, enquanto um contingente de 9 mil está preferindo participar presencialmente.
Na verdade, o que não falta no CentroSul é gente circulando. Elas se acomodam nas poltronas para acompanhar as palestras, circulam pelos estandes fazendo contatos com uma porção de empresas, e também com os representantes de municípios que têm ou buscam uma Indicação Geográfica, como Anchieta, no oeste, com seu milho crioulo.O público vai e volta da praça de alimentação e se diverte com as novidades que vão pintando pelo caminho, como altíssimos homens-robôs com quem muitos pedem para tirar uma foto.
Responsável pelo sucesso de cada centímetro ocupado pelo evento, um exército de homens e mulheres cuida da segurança, da limpeza, do credenciamento e da cobrança de estacionamento interno. Alguns falam que são 9 mil pessoas, quer dizer, mais gente do que toda a população de vários municípios catarinenses. Só na praça de alimentação, que inclui 14 cervejarias, o Summit está gerando de 3 a 5 mil empregos, contabiliza Vanessa Pinheiro, gerente da Praça de Alimentação do Centro de Serviços do CentroSul.
O Startup Summit 2023, é organizado pelo Sebrae, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF). Este ano, de forma inédita, mais de 850 startups selecionadas participam gratuitamente, com o objetivo de estimular um ambiente propício a conexões, oportunidades de negócios, além de compartilhamento de conhecimentos.
Às 13 horas, no palco 1, ocorreu a abertura do encontro. O presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, só não participou conforme o previsto, porque teve de acompanhar o presidente Lula à África do Sul. Mas mandou um vídeo no qual definiu o encontro como “mola propulsora da transformação do país”. Também participaram do momento o governador Jorginho Mello, o superintendente do Sebrae de Santa Catarina, um representante da ACIF e vários funcionários do órgão, bem como o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Texto: Imara Stallbaum
Fotos: Antonio Carlos Mafalda
Deixe um comentário