Sebrae lança programa para qualificar e valorizar agricultor familiar
Sebrae lança programa para qualificar e valorizar agricultor familiar
Ousado e absolutamente necessário. Assim pode ser definido o Bem Cultivar- Produção de Alimentos Saudáveis, programa lançado na tarde da segunda-feira (24-2) pelo presidente nacional do órgão, Décio Lima, em Florianópolis. Concorrida, a cerimônia de lançamento aconteceu na sede do Sebrae-SC, com a presença de pouco mais de meia centena de pessoas ligadas à nata da agricultura familiar, incluindo representantes de cooperativas rurais e de crédito, além de instituições governamentais.
Resultado de um ano e oito meses de um amplo diálogo com os atores do setor, o programa tem prazo de duração de 12 meses e oficializa uma parceria entre o Sebrae e o Ceades (Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento). Ao todo serão beneficiadas 900 pequenas propriedades rurais divididas paritariamente entre os três estados. Na lista de ações previstas figuram a capacitação de produtores, o diagnóstico socioprodutivo, a elaboração de projetos produtivos personalizados, visitas técnicas e a disponibilização de materiais educativos para a transição agroecológica. Chama a atenção o fato de que Bem Cultivar também vai usar técnicas de extensão rural criadas pela Epagri há três décadas.
.A execução das etapas ficará a cargo do Ceades com apoio das superintendências federais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Já o Sebrae, como informou Décio Lima, tem condições de disponibilizar R$ 1 bilhão em crédito para impulsionar as cooperativas de crédito e viabilizar projetos no setor:
– Sabemos que 88% das pequenas empresas não têm acesso ao crédito. Hoje, o Sebrae tem um volume de crédito disponível 30% maior do que costumávamos ter historicamente. Nosso desafio é fazer esse crédito chegar na ponta, e por isso faço este convite às cooperativas aqui presentes. O pequeno negócio não busca crédito porque não tem aval, não tem garantias e, muitas vezes, tem medo do banco. Então, nós, do Sebrae, entramos com o maior fundo garantidor e, além disso, vamos oferecer crédito assistido para quebrar esse ciclo e mostrar a esses empreendedores que é possível investir no seu sonho e no seu negócio, destacou.
Tão empolgado quanto Décio Lima pelo tema, o superintendente federal do MDA em Santa Catarina, José Fritsch, observou que a sustentabilidade e a agricultura familiar são fundamentais para a economia e para o combate à fome. “O Bem Cultivar vem para apoiar esses agricultores e oferecer condições para um futuro mais próspero e saudável”, afirmou.
Em seu discurso, Décio Lima reforçou que o Brasil é um dos países que mais contribuem para a sustentabilidade global. É o único a contar com seis biomas, incluindo a Amazônia. “Precisamos produzir alimentos que garantam a sustentabilidade e a saúde das pessoas. Nosso compromisso é permitir que esse espaço seja viável para a existência humana, preservando vidas. Temos a obrigação de ser uma entidade com credibilidade, que entrega valor ao povo brasileiro e atua em consonância com os três pilares da economia: inovação, globalização e sustentabilidade”, disse, complementando: “Este programa é um marco para a pequena economia, pois incentiva a permanência no campo e a produção de alimentos de qualidade. Santa Catarina, um estado marcado pelo empreendedorismo, é um exemplo de como pequenos produtores podem se transformar”.
A cerimônia também contou com a participação da prefeita de Santa Rosa de Lima, Siuzete Vandresen Baumann, que assinou a adesão do município ao Programa Cidade Empreendedora; do representante das cooperativas de alimentos parceiras, Geneis da Fonseca Rosa; do diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Fonseca; da representante da superintendência regional da Conab, Lorena Pierre Almeida; dos deputados estaduais Markito e Padre Pedro; da deputada federal Ana Paula Lima; além do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, e dos diretores técnico e administrativo-financeiro do Sebrae/SC, Fabio Zanuzzi e Anacleto Ângelo Ortigara, respectivamente.
Texto: Imara Stallbaum
Fotos: Antonio Carlos Mafalda e Jana Mafalda
Deixe um comentário