Ovos pintados com pincéis e o coração

Ovos pintados com pincéis e o coração

Categoria: Materia

Em meio às diversas atrações da Páscoa em Pomerode, a Osterfest, uma em especial chama a atenção dos visitantes. São os ateliês, onde artesãos transformam as casquinhas de ovos de e de madeira em obras de arte de imensa delicadeza e beleza.
A atividade conta com um número considerável de adeptos, entre eles Silvana Pujol. Ela é bastante conhecida no local e começou a pintar ovos aos dois anos de idade, com a mãe e as tias na casa da avó, iniciação bastante comum nas outras famílias.
O fotojornalista Antonio Carlos Mafalda visitou o município que, é conhecido por ser o mais alemão do Brasil e por promover a maior Páscoa da América Latina. Encontrou Silvana na biblioteca municipal – o ateliê dela está em reforma –, onde foi brindado com uma confissão da artista. Há 12 anos, ela tenta, sem sucesso, concluir a pintura de um ovo de tamanho médio ao qual dedica um carinho especial. Diante de Mafalda ela apertou o objeto contra o peito e murmurou: “Quero voltar para dentro dele”.
Mistérios à parte, Silvana atribui a facilidade com que embeleza a Páscoa de Pomerode com seu talento ao DNA da família. Afinal, é filha de uma artista plástica e de um ourives que criava desenhos para lapidadores de diamantes.
Texto: Imara Stallbaum

Fotos: Antonio Carlos Mafalda

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?