Lançamento do Mapeamento do Setor Náutico Catarinense

Lançamento do Mapeamento do Setor Náutico Catarinense

Compartilhe:

Na manhã desta terça-feira, 25, o Sebrae/SC promoveu três eventos estratégicos no Sebrae Hub, em Florianópolis. O primeiro deles foi o lançamento de uma plataforma, em parceria com a Acatmar, que fará para o Mapeamento do Setor Náutico Catarinense, essencial para dar visibilidade aos negócios ligados ao mar e ao turismo náutico. A partir de hoje, as empresas ligadas ao setor podem responder ao questionário por meio do sebrae.sc/mapeamento náutico. Os dados obtidos poderão compor o Guia Náutico de Santa Catarina, que será lançado pelo Sebrae/SC no próximo ano. Além disso, as empresas inscritas receberão capacitações para dar mais visibilidade aos seus negócios.

Depois disso, as entidades que compõem o Comitê estratégico de economia azul, Sebrae/SC, ACATMAR, FIESC, Governo do Estado e Soamar, fizeram a assinatura do Manifesto da Governança Estadual da Economia Azul, que consolida o compromisso entre Sebrae, Governo, entidades e o setor produtivo para fortalecer essa agenda estratégica.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, reforçou a importância do mapeamento. Essa iniciativa é essencial para identificar, dar mais visibilidade e fortalecer os negócios ligados ao mar e ao turismo náutico”, comentou.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, destacou a importância da parceria entre as instituições e a prioridade do Sebrae/SC nessa pauta. “A economia azul é um dos grandes diferenciais de Santa Catarina, um estado com 531 km de costa e um setor produtivo altamente desenvolvido nas atividades marítimas. Nossa atuação em conjunto visa transformar o estado em um modelo de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico no Brasil”, afirmou o diretor.

Ainda durante a manhã, representantes das prefeituras de Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Penha e Porto Belo assinaram o protocolo de intenção ao Projeto de Economia Azul do Sebrae/SC, que vai apoiar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas do setor de comércio, serviços, indústria e turismo ligados à economia azul.

Estiveram presentes o presidente do conselho deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, o diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, a gestora estadual do projeto pelo Sebrae/SC, Daniela de Souza Corrêa, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o secretário adjunto de articulação institucional, Emerson Luis Pereira, o presidente da Acatmar, Leandro Mané Ferrari, o presidente da SOAMAR, Sociedade Amigos da Marinha de Santa Catarina, Pedro Springmann, entre outras autoridades.

Economia Azul em SC

A temporada 2024/2025 consolidou Santa Catarina como o Estado Mais Azul do Brasil, conquistando 25 certificações da Bandeira Azul, o maior número do país. Atualmente, 54% das praias e 73% das marinas certificadas nacionalmente estão em território catarinense.

O Observatório de Turismo do Sebrae/SC aponta que o estado possui 60.203 pequenos negócios ligados ao mar, de acordo com definição da Marinha do Brasil, sendo 51% microempresas (ME), 37% microempreendedores individuais (MEI) e 12% empresas de pequeno porte (EPP).

Com iniciativas como essas, Santa Catarina avança na estruturação de um modelo de desenvolvimento econômico sustentável, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e reafirma sua liderança no cenário da economia azul no Brasil e no mundo.

 

 

Fotos: Antônio Carlos Mafalda

 

 

Compartilhe:

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *