Florada dos pessegueiros leva caravanas de turistas a Petrolândia

Florada dos pessegueiros leva caravanas de turistas a Petrolândia

Compartilhe:

O turismo de experiência está revolucionando a vida de oito munícipios graças a uma parceria bem-sucedida entre a Amavi (Associação dos Municípios do Alto Vale), prefeituras e produtores de pêssego e ameixas locais. Em 2018, com a implantação de um projeto-piloto em Presidente Getúlio, nasceu o Caminhos do Campo, um roteiro turístico que levou à uma situação no mínimo inusitada. Os fruticultores ganham vendendo a produção, mas agora também fomentam o desenvolvimento econômico ao recepcionarem caravanas de turistas para admirar a floração das frutas, que ocorre de julho a agosto. Isso também é uma realidade em outros quatro municípios: Petrolândia, Ibirama, Chapadão do Lageado e Vitor Meireles. Em Ituporanga e em Taió o roteiro encontra-se em fase de implantação.

A abertura do Caminhos do Campo em Petrolândia aconteceu dia 26 de julho, com a presença de um grupo de visitantes procedentes de Florianópolis desfilando no interior de uma carroceria, com bancos, puxada pelo trator de Marcos Staloch, proprietário da Chácara Esmeralda. Durante o passeio, que dura uma hora e meia e passa por quatro outras propriedades, o produtor conversou com os turistas e os acompanhou numa caminhada sob os longos galhos carregados de flores cor de rosa dos pessegueiros e de flores brancas das ameixeiras. A experiência arrancou suspiros de embevecimento e êxtase pelo colorido e pelo cheiro do campo.

Quatro anos depois de ter sido criado, o Caminhos do Campo voltou a atrair turistas este ano, no pós-pandemia, com mais força. De acordo com a turismóloga Fabiana Dickmann, responsável pela criação do circuito pela Amavi, inicialmente as famílias envolvidas no projeto – hoje são 65 – tiveram de ser convencidas pela associação a acreditarem que o roteiro tinha tudo para dar certo. O segundo passo foi capacitá-las para receber visitantes predominantemente vindos de grandes cidades. O processo de capacitação ocorreu em parceria com o Ministério do Turismo e a Universidade Federal Fluminense.
Com quase 6 mil habitantes, Petrolândia já era referência em fruticultura, a exemplo do que ocorre com vários outros municípios do Alto Vale do Itajaí. Agora, usa o espetáculo da floração para aquecer a economia local por meio de uma das mais belas experiências do turismo rural e de experiência. Isso permite aos fruticultores conquistarem um novo padrão de vida.

O roteiro incluiu ainda o almoço na Blumenhaus, degustação de chope na cervejaria artesanal Herdt Bier e visita a uma vinícola, além de a uma plantação de morangos. Até o momento, segundo Fabiana, já foram comercializados cerca de 600 pacotes por agências de Florianópolis, Blumenau, Balneário Camboriú e Joinville. Ainda restam algumas datas disponíveis para realizar o roteiro. O passeio completo custa R$150,00, não incluindo os custos do transporte e a taxa das agências de turismo

Os interessados devem contatar com sua agência de turismo ou acessar @caminhos_campo.

]Também podem ligar para (47) 3531-4246, falando com Fabiana.

Aniversário –De 12 a 16 de agosto em plena floração dos pessegueiros e ameixeiras, Petrolândia comemorará seus 60 anos com um ampla programação da qual faz parte uma Feira Gastronômica com itens produzidos no município.

Texto: Imara Stallbaum
Fotos: Antonio Carlos Mafalda

Compartilhe:

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *